“Tudo o que precisa de saber” sobre o cancro da próstata já está em Livro

Doença cresce em silêncio e mata 1800 homens todos os anos em Portugal
13 de fevereiro de 2013 - 15h45
A Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) e a Associação Portuguesa de Urologia (APU) acabam de lançar o livro “Cancro da Próstata – Tudo o que precisa de saber”, um manual dirigido aos doentes e familiares que explica o que é a patologia numa linguagem simples e apelativa.
A fisiologia da próstata, sintomas, fatores de risco, diagnóstico e tratamentos são os temas abordados pelo guia. 
O livro já está disponível nas páginas online da SPO e da APU para consulta e, brevemente, estará também disponível nos hospitais portugueses.
Joaquim Abreu, presidente da SPO, considera que “este livro proporciona informação clara aos doentes e famílias sobre o tumor maligno mais frequente no sexo masculino”, lê-se numa nota de imprensa da organização. 
“Pode constituir um instrumento útil para os profissionais na sua prática clínica diária, como veículo de informação simples e clara aos doentes e dessa forma contribuir para uma maior satisfação, menos conflitos de decisão e maior adesão ao tratamento por parte dos doentes”, acrescentou.
"Só com uma grande divulgação de informação, correta e credível, podemos ter uma melhor saúde, padrão exigível numa sociedade que se quer evoluída”, comenta Tomé Lopes, presidente da APU.
“É essencial discutir individualmente o tratamento ou tratamentos mais adequados, pois não existe nenhuma terapêutica aplicável a todos os indivíduos”, assinalou.
Em Portugal, o cancro da próstata ocupa o terceiro lugar da incidência de doenças oncológicas e o segundo em taxa de mortalidade, sendo responsável por cerca de 1800 mortes, por ano. 
Na maioria dos homens, o cancro cresce de forma lenta e silenciosa sem que muitas vezes o doente se aperceba da doença.
SAPO Saúde
artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários