Três mil médicos vão ser aumentados em 500 euros por mês

Os clínicos em causa obtiveram grau de consultor entre 2002 e 2005, mas não estavam a receber por isso. O aumento salarial pode acontecer já nas próximas semanas.
créditos: AFP

Segundo notícia o Diário de Notícias, cerca de três mil médicos que subiram na carreira nos últimos anos vão ser aumentados pela mudança de categoria, um direito que estava congelado desde o memorando de entendimento com o Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia, assinado em 2011 .

Só entre 2002 e 2005, cerca de três mil médicos obtiveram o grau de consultor e vão agora receber, em média, mais 500 euros por mês. A notícia é confirmada pelo Ministério da Saúde.

O aumento deve acontecer nas próximas semanas, estando pendente apenas da publicação de um despacho conjunto dos ministérios das Finanças e da Saúde.

O grau de consultor está previsto nos acordos coletivos de trabalho e permite aos clínicos das várias especialidades ascender na carreira, passando da categoria de assistente para a de graduado.

Os efeitos serão imediatos e "o pagamento efetivar-se-á com a entrada em vigor do referido despacho conjunto", refere o jornal supracitado.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários