19 de março de 2014 - 17h33
O hospital da ilha Terceira recorre desde sexta-feira ao de Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, para a preparação dos tratamentos de quimioteria devido a "problemas técnicos" nas câmaras de fluxo laminar.
"O hospital tem as duas câmaras com problemas técnicos, mas amanhã [quinta-feira] sem falta a situação fica resolvida numa delas", salientou, em declarações à Lusa, Raquel Louro, presidente do conselho de administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, nos Açores.
Desde sexta-feira que os tratamentos de quimioterapia são preparados em São Miguel e enviados para a ilha Terceira por avião, pelo que os horários de administração do tratamento tiveram de ser ajustados aos horários dos voos, como adiantou hoje a Antena 1/Açores.
Ainda assim, Raquel Louro salientou que desta forma foi possível garantir que os utentes tinham acesso aos ciclos de quimioterapia já definidos.
Segundo a presidente do conselho de administração, o hospital tem duas câmaras de fluxo laminar, mas necessita apenas de uma para preparar os tratamentos.
A segunda câmara serve apenas para substituir a que está em utilização neste tipo de situações, mas, neste caso, estava também com problemas técnicos.
Raquel Louro disse que a câmara que estava a ser utilizada deverá voltar a entrar em funcionamento "no decorrer da próxima semana", mas a outra deverá estar pronta a utilizar na quinta-feira.
Lusa