"Este medicamento apresenta um forte potencial de utilização em vários tipos de cancro, como como cancro de mama e rins, mas o foco inicial, neste ensaio clínico, incide sobre os cancros torácicos, designadamente pulmão e pleura", explica a empresa em comunicado.

O medicamento biológico desenvolvido pela Biotecnol baseia-se numa tecnologia inovadora, que, em alternativa aos tratamentos químicos, destrói os tumores malignos ativando e direcionando as próprias defesas imunológicas do corpo humano (células T) no combate à doença.

"A Biotecnol é uma empresa que trabalha no desenvolvimento de novos medicamentos biológicos para tratar o cancro através da imunoncologia", lê-se na nota.

A imunoncologia, classificada em 2013 pela prestigiada revista Nature como o avanço do ano, é um tipo de imunoterapia que recorre ao sistema imunitário da própria pessoa a combater o cancro.

Estão neste momento em curso, por todo o mundo, vários ensaios clínicos destinados à exploração deste tipo de imunoterapia, levando os analistas a defender que esta é a estrada para o êxito científico e empresarial da indústria biofarmacêutica internacional na luta contra o cancro.

Veja ainda: 17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram