Todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido a chuva forte

Tempo em Portugal continental vai continuar instável, com chuva e sol, pelo menos até domingo
22 de setembro de 2014 - 14h20



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o aviso amarelo para os dezoito distritos de Portugal, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido a aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada até às 21h00.



Em vigor desde as 08h00, os avisos do IPMA dizem respeito aos distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga.



Pelas 12:h0 e de acordo com a página da internet, o IPMA colocou o distrito de Faro também em aviso amarelo, devido, igualmente, à previsão de aguaceiros fortes acompanhados de trovoada.



Em declarações à agência Lusa, Joana Sanches, do IPMA, informou que o estado do tempo em Portugal continental vai continuar instável, com chuva e sol, pelo menos até dia 28 (domingo).



O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.



“A situação de aguaceiros, por vezes fortes, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, vão manter-se até às 22:00 de hoje. Amanhã [terça-feira] o dia será idêntico”, salientou.



De acordo com Joana Sanches, a tendência para os próximo dias é uma alternância entre chuva e sol.



“Em princípio, vamos ter uma melhoria dia 25 [quinta-feira], depois volta a chover e a partir de dia 28 poderá melhorar novamente”, disse.



Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em geral fracos e vento fraco a moderado do quadrante oeste.



Para os Açores, períodos de céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, aguaceiros fracos, mais frequentes na madrugada e manhã e vento nordeste fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetro/hora.



Quanto às temperaturas, em Lisboa, Viana do Castelo, Braga, Coimbra e Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, no Porto, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21, Castelo Branco, Portalegre e Leira 23, Évora, Beja e Funchal 25, Guarda 15, Viseu 18 e Faro 24.



Por Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários