Há cerca de 60 milhões de europeus com tatuagens , um aumento de 7% face a 2003, escreve a TVI24. Ou seja, no total, cerca de 12% da população europeia tem pelo menos uma tatuagem.

Mas será que a maioria dos seus portadores sabe que tipo de tinta ou que compostos lhe foram aplicados na camada inferior da pele (derme)? A maioria certamente que desconhece.

Esta é a conclusão de um estudo encomendado pela Comissão Europeia à Joint Research Centre (JRC), que garante que 80% dos pigmentos utilizados no mercado são orgânicos, sendo que destes 60% contêm azo, um tipo de pigmentação que pode degradar-se e libertar substâncias prejudiciais para o organismo.

De acordo com o relatório publicado pela Comissão Europeia, as etiquetas das tinhas utilizadas na União Europeia também não discriminam a totalidade dos componentes utilizados na sua preparação.

Veja isto17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram

Leia também: As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos

Saiba mais: 10 substâncias químicas prejudiciais (mas comuns)

Conheça ainda: 10 coisas do dia a dia que provocam cancro

O estudo encontrou mais de 100 tipos de colorantes e aditivos nas tintas analisadas. Do rol de amostras investigadas, foram encontrados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH) em 43% das tintas, aminas primárias aromáticas (PAA) (14%), metais pesados (9%) e conservantes (6%).

Em 11% das amostras foram também descobertas situações de contaminação microbiológica (11%), ou seja o produto não foi devidamente preparado em ambiente estéril.

O relatório diz ainda que não foi possível confirmar a relação da tatuagem com casos de cancro, mas frisa que essa hipótese não está descartada uma vez que as substâncias encontradas são conhecidas por aumentarem o risco de doenças oncológicas.

Em 2003, o Conselho da Europa emitiu um documento com uma série de recomendações sobre as tintas das tatuagens e elaborou uma lista dos ingredientes que não deveriam ser utilizados na sua produção. Somente sete países aplicaram as diretrizes e Portugal não foi um deles.