No âmbito da inauguração do espaço da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) no Fórum Coimbra, Centro Comercial gerido pela Multi Mall Management, realizar-se-á no próximo dia 22 de Setembro, pelas 18 horas, uma tertúlia sobre "Nutrição e Cancro", moderada pelo Dr. Lino Vinhal e que contará com a participação da Professora Doutora Helena Saldanha, Professora Doutora Lélita Santos e da Dra. Helena Loureiro.

No dia 29 de Setembro, também pelas 18 horas, terá lugar a tertúlia sobre "Cancro do Intestino" (Colo-Rectal), moderada pelo Dr. Lino Vinhal e com a participação do Professor Doutor José Manuel Romãozinho e Dr. António Morais. As tertúlias terão transmissão em diferido na Rádio Regional do Centro, que se associou a esta iniciativa.

Os eventos inserem-se no ciclo de tertúlias “Vamos Falar de Cancro” que decorrerá até ao final do ano e para o qual serão convidados especialistas em diversas áreas da oncologia.

O desenvolvimento de vários dos tipos mais comuns de cancro resulta da interação entre fatores endógenos e ambientais, entre os quais assume especial importância a alimentação/nutrição. Os fatores alimentares estão relacionados com cerca de 30 por cento dos cancros nos países ocidentais, e cerca de 20 por cento nos países em vias de desenvolvimento.

Uma alimentação pobre em nutrientes (vitaminas, aminoácidos essenciais e ácidos gordos essenciais) pode ser um facto chave no desencadear de alguns cancros; em contrapartida uma alimentação excessivamente rica em calorias bem como a inatividade física, que conduzem à obesidade, são igualmente responsáveis por cerca de 1/3 de todos os tumores malignos.

Para diminuir o risco de cancro é importante reduzir a quantidade total de gordura alimentar, aumentar o consumo de frutas, vegetais e cereais pouco polidos, reduzir o consumo de sal (cerca de 5 gr. por dia), de alimentos fumados, de açúcar refinado bem como de bebidas alcoólicas.

O cancro colo-rectal é um dos tipos de cancro mais comuns no homem (tal como o cancro da pele, próstata e pulmão) e nas mulheres (tal como o cancro da pele, pulmão e mama). A sua prevenção relaciona-se sobretudo com fatores de alimentação/nutrição e estilos de vida, pelo que é aconselhável uma alimentação equilibrada, rica em fibras (fruta e vegetais), pobre em calorias e em gordura animal. A actividade física regular é também uma forma de prevenção.

O espaço da LPCC no Fórum Coimbra, tem como objetivo informar e orientar, numa perspetival de educação para a saúde e de sensibilização para a prevenção da doença e para as atividades fomentadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no apoio ao doente oncológico.

11 de setembro de 2011

Fonte: Ideias Concertadas