Devido ao tempo quente, com persistência de valores elevados da temperatura máxima, o IPMA colocou o distrito de Faro sob aviso amarelo, com o alerta a vigorar entre as 09:00 de hoje e as 19:00 de sábado.

Também a Costa Sul e Norte do arquipélago da Madeira e Porto Santo mantêm o aviso amarelo dos últimos dias devido à previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima, até às 18:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 175 incêndios que foram combatidos por 4.813 operacionais, com o apoio de 1.215 meios terrestres e 100 aéreos.

Para hoje, o IPMA prevê para o Continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã.

O vento tende a soprar fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte nas terras altas e no litoral oeste, com rajadas da ordem de 65 km/h, em especial durante a tarde.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 23 graus Celsius previstos no Porto e em Viana do Castelo, as cidades mais frias hoje, contrastando com os 35 de máximas previstos para Évora e Beja, as cidades mais quentes.

Em Lisboa, vão variar entre 17 e 27 graus Celsius, em Bragança entre 12 e 30, em Viseu entre 11 e 28, em Coimbra 14 e 26, na Guarda 12 e 27, Portalegre entre 17 e 34, Évora entre 14 e 36, Beja entre 15 e 36, em Faro 22 e 33, em Santarém entre 16 e 28, no Funchal entre 22 e 26, em Ponta Delgada entre 18 e 24, em Angra do Heroísmo entre 19 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde.

Estão igualmente previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco, mais frequentes nas vertentes norte e nas zonas montanhosas. O vento tende a soprar moderado de nordeste, soprando moderado a forte com rajadas da ordem de 70 km/h, nas zonas montanhosas. No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 22 e 26 graus Celsius.

Risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

Todas as regiões do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), bem como os arquipélagos dos Açores e da Madeira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, Aveiro, Braga, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Beja, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Funchal, Angra do Heroísmo e Horta (Açores) estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

Ponta Delgada, nos Açores, é a única região do país que se encontra com índice alto de exposição, contrastando com as restantes regiões do continente e ilhas.