Temperaturas começam a subir gradualmente a partir de segunda-feira, com exposição ultravioleta elevada

IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo
4 de julho de 2014 - 10h01



As temperaturas máximas vão começar a subir gradualmente a partir de segunda-feira, prevendo-se ainda precipitação no fim de semana no Minho e Douro litoral, disse hoje à agência Lusa a meteorologista Cristina Simões.



“Para o fim de semana ainda prevemos chuva em geral fraca, mas apenas no Minho e Douro litoral. As regiões do norte e centro vão continuar a ter alguma nebulosidade, enquanto no sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo”, disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).



De acordo com Cristina Simões, as temperaturas não vão sofrer alterações significativas no fim de semana, variando entre os 22 e os 32/33 graus Celsius nas regiões do interior e no Alentejo.



“No domingo, as temperaturas sofrem uma ligeira descida e a partir de segunda-feira vão subindo gradualmente”, adiantou, salientando que na segunda-feira já não está prevista precipitação.



Segundo Cristina Simões, estas temperaturas são normais para a época, não se prevendo para já tempo seco.



“Estamos no início do verão. Esta situação ocorre porque tem havido alguma nebulosidade e precipitação por causa de uma corrente de oeste que traz alguma humidade. Geralmente as situações de tempo mais quente estão associadas a vento de leste quente e seco, que para já ainda não se prevê”, disse.



Tempo nublado, mas com índice ultravioleta muito alto



O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao final da manhã e para o final do dia e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo da Roca até final da manhã.



A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste nas terras altas e no litoral oeste, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima nas regiões do litoral norte centro.

Comentários