“As temperaturas tendem a descer hoje, início da semana, em todo o território, se bem que continuamos com temperaturas acima dos 30 graus, exceto no litoral, onde vão estar um pouco mais baixas”, adiantou a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Cristina Simões, no litoral estão previstas máximas de 25/27 graus, no interior norte, no Alentejo 35/36 e na região sul 34/35. “Embora altas, as temperaturas são inferiores às de domingo, em que se registaram temperaturas perto dos 40/41 graus”, disse.

A meteorologista salientou que para esta segunda-feira (04.07) está prevista uma descida de 03 a 05 graus e na terça-feira, mais ligeira, de apenas 01/02 graus.

“Para terça-feira, temos uma nova ligeira descida da temperatura. Vamos ter também céu em geral pouco nublado ou limpo, temporariamente durante a tarde um aumento de nebulosidade e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas no interior”, explicou.

Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol

Aviso amarelo em 8 distritos

Por causa das temperaturas máximas elevadas, o IPMA colocou sob ‘Aviso Amarelo’ os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja, entre as 00h00 e as 23h59.

O IPMA prevê, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã, com ocorrência de aguaceiros e trovoada na região centro, aumento temporário de nebulosidade durante a tarde, em especial nas regiões do interior, com ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Está também previsto vento fraco, soprando moderado de sueste no litoral sul até ao final da manhã e de noroeste no litoral oeste durante a tarde, pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro e descida da máxima, em especial nas regiões do litoral e no interior sul.

Clique em página seguinte para ver as temperaturas

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao fim da manhã, vento fraco a moderado de norte, soprando por vezes forte nas terras altas até final da manhã e pequena subida da temperatura máxima.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, períodos de chuva a partir da tarde e vento fraco tornando-se bonançoso.

Radiação UV perigosa

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 20 e 33 graus Celsius, no Porto entre 17 e 25, em Vila Real entre 20 e 34, em Viseu entre 20 e 32, em Bragança entre 17 e 34, na Guarda entre 19 e 30, em Coimbra entre 16 e 31, em Castelo Branco entre 21 e 36, em Portalegre entre 21 e 35, em Santarém entre 18 e 35, em Évora entre 18 e 37, em Beja entre 20 e 34, em Faro entre 22 e 26, em Setúbal entre 18 e 32, no Funchal entre 19 e 24, em Ponta Delgada entre 17 e 22, na Horta entre 19 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 24.

Todas as regiões do país apresentam risco ‘Muito Alto’ e ‘Alto’ de exposição à radiação ultravioleta (UV). O instituto colocou em risco ‘Muito Alto’ as regiões de Bragança, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Faro, Sagres, Horta, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores.