Em comunicado, a Câmara Municipal justificou a substituição do sistema até agora utilizado por aquele "não responder às necessidades reais dos idosos".

"Fomos percebendo que o sistema da pulseira ou colar já não respondia às necessidades reais dos seus utilizadores, quer devido a problemas técnicos que foram surgindo, quer à própria dificuldade na adaptação", afirmou a vereadora com o pelouro da Ação Social, Aurora Viães, citada naquela nota.

Em vez da pulseira ou colar, o sistema de teleassistência, acionado em caso de urgência e com ligação bombeiros ou GNR, abrangendo 30 idosos, vai passar a utilizar "uma solução mais eficiente, da rede móvel" e prevê a distribuição de um telemóvel "True-Kare".

"Acreditamos que a adesão ao telemóvel irá revelar-se mais prática e funcional para oferecer uma resposta imediata em situações de urgência e/ou um apoio permanente no âmbito do conceito 'voz amiga'", adiantou Aurora Viães.

"Para acionar o sistema os idosos têm apenas de carregar numa tecla de alerta pré-definida, de forma a obterem assistência imediata por um serviço de atendimento 24 horas por dia", explicou o município.

Na nota, a Câmara de Vila Nova de Cerveira acrescentou que "a chamada é atendida exclusivamente por profissionais de saúde que já dispõem do perfil e ficha dos utilizadores, nomeadamente condições básicas de saúde (medicação, alergias, hipertensão), localização (morada, familiares e vizinhos mais próximos) e contactos diferenciados em caso de urgência para posterior reencaminhamento".

Os novos dispositivos "estão a ser entregues, numa primeira fase, a 30 idosos identificados pelos Serviços Municipais de Intervenção Social qualquer custo económico, uma vez que todos os encargos financeiros serão suportados pela autarquia".

No futuro, segundo o município, o objetivo é alargar o serviço de teleassistência a mais idosos, sendo que potenciais interessados podem contactar as respetivas juntas de freguesia ou a Câmara Municipal.