Segundo a investigação, 48,5% das quase 346.000 mortes por um dos 12 tipos de cancro em análise entre adultos aconteceu em fumadores. O estudo foi  publicado esta semana na revista JAMA Internal Medicine.

A maioria das mortes relacionadas com o tabaco (74,9% ou 129.799) aconteceu em casos de cancro do pulmão, brônquios e traqueia. Os tumores da laringe representaram 1,7% ou 2.856 casos.

Cerca da metade das mortes por cancro da cavidade bucal, do esófago e da bexiga também foram resultado do consumo de tabaco, concluíram os investigadores, entre eles Rebecca Siegel, da Sociedade Americana de Cancro, uma das principais autoras da análise.

"Fumar continua a ser causa de um grande número de mortes por cancro apesar dos 50 anos da luta contra o tabaco", ressaltou a autora, cita a agência France Presse.

Mais de 20 milhões de norte-americanos morreram prematuramente por causa do cigarro nos últimos 50 anos, segundo o último relatório do ministério da Saúde dos Estados Unidos.

Apesar dos espetaculares avanços - 18% da população norte-americana ainda fuma, contra 42% em 1964 - cerca de 443.000 norte-americanos perdem a vida todos os anos vítimas de doenças relacionadas com o tabagismo.