Suplementos alimentares não substituem Ómega-3 proveniente do pescado

Conclusões dos investigadores que participaram no Seminário 'Benefícios do Ómega-3'

Na sequência de hoje ser comemorado o Dia Internacional do Ómega-3, a Fileira do Pescado promoveu o Seminário “Benefícios do Ómega-3"que teve como convidados investigadores de referência nesta área. O evento, ontem realizado,serviu de mote à clarificação da importância que este ácido gordo tem para a saúde e onde pode ser encontrado.

A investigadora Cláudia Figueiredo revelou que a absorção pelo corpo dos ácidos gordos Ómega-3, provenientes de peixe e marisco é até nove vezes superior à dos suplementos alimentares, revelou a investigadora Cláudia Figueiredo, no Seminário “Benefícios do Ómega-3”.

Para esta investigadora do Institut Nationale de la Recherche Agronomique (INRA), em França, o pescado e o marisco são as principais fontes nutricionais deste ácido gordo.

Na sua intervenção, Narcisa Bandarra, investigadora do IPIMAR, destacou que os ácidos gordos Ómega-3 exercem efeitos positivos na prevenção de doenças cardiovasculares e fomentam uma maior rendibilidade dos aspectos cognitivos, nomeadamente na protecção de doenças como o Alzheimer e no desenvolvimento cognitivo das crianças.

De acordo com esta investigadora, o consumo regular de Ómega-3 potencia ainda, efeitos anti-hipertensivos e anti-inflamatórios, estes últimos fulcrais no tratamento de patologias como a artrite reumatóide.

Peixes gordos como a sardinha, carapau, cavala, atum, salmão, entre outros, são alimentos onde podemos encontrar grandes quantidades Ómega-3. Também espécies como o bacalhau e a pescada são ricas em Ómega-3 com a vantagem de serem alimentos baixos em calorias.

O Seminário contou igualmente com a presença de Jacinto Gonçalves, Vice-presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, que analisou os benefícios do consumo de pescado no combate à obesidade e diabetes.

Nas sessões de abertura e de encerramento, respectivamente, o Director Geral das Pescas e Aquicultura, Dr. José Apolinário, e o Director Geral da Saúde, Dr. Francisco George, reforçaram a importância destas iniciativas para incentivar hábitos de alimentação saudável.

O evento antecipa a comemoração do Dia do Ómega-3, que se celebra a 3 de Março, que foi idealizado por Carol Locke, fundadora do Omega Natural Science and Center for Creating Health e por William Butler, neurocirurgião pediátrico na Harvard Medical School.

A Fileira do Pescado dá continuidade a esta iniciativa reforçando a importância do consumo de alimentos ricos em Ómega 3, como base de uma alimentação saudável.

O seminário organizado pela Fileira do Pescado surge no âmbito da campanha “Pescado Controlado” que tem como objectivo promover os benefícios do consumo de pescado – fresco, congelado, seco ou em conservas - para a saúde, bem como valorizar a qualidade e sustentabilidade do pescado consumido em Portugal.

03 de março de 2011

Fonte: Porternovelli

Comentários