Supermercado britânico vai oferecer teste gratuito do VIH/Sida

Slough, cidade que vai acolher teste, é um dos locais com mais casos de infeção pelo VIH no país
16 de maio de 2014 - 14h22



Um supermercado no Reino Unido vai começar a oferecer testes do VIH/Sida gratuitos que podem acusar o resultado num minuto.



O serviço vai estar disponível a partir de segunda-feira num dos estabelecimentos da rede de supermercados Tesco, em Slough, no sudeste do país.



Os clientes poderão fazer através de uma amostra de saliva, cujo tempo de espera é de 20 minutos, ou pela coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Neste caso, o resultado do exame fica pronto num minuto.



O projeto "É hora de testar" é uma iniciativa da instituição de caridade Thames Valley Positive Support (TVPS) e tem o objetivo de "normalizar" e alertar para a importânica da realização de testes às doenças sexuais transmissíveis.



Os exames serão realizados por agentes de saúde numa sala privada dentro do supermercado. Enquanto esperam o resultado, os pacientes poderão discutir com o agente as suas dúvidas a respeito da sua saúde sexual.



"Nós já fazíamos testes nos nossos próprios estabelecimentos, mas agora queremos atingir mais pessoas da comunidade", afirma Sarah Macadam, diretora da TVPS.



"A ideia é tornar normal a realização desses testes, e a melhor forma é oferecê-los nos locais que fazem parte da rotina das pessoas", acrescentou.



Slough é um dos locais com mais casos de infeção pelo VIH no país.



Por SAPO Saúde



Leia também:



artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários