Sumo de limão embalado é mais caro, contém sulfitos e pode provocar reações alérgicas
créditos: DR

Em cinco marcas de sumo de limão para temperar analisadas pela DECO, uma continha mais água do que sumo e todas incluíam sulfitos, químicos que podem provocar reações alérgicas em pessoas mais sensíveis.

"Todas [as marcas analisas] incluem o conservante E224, que pode ser um problema para pessoas com alergias ou intolerâncias alimentares", alerta a associação.

O E224 é um aditivo que funciona como antioxidante, conservante e estabilizador. Tratando-se de um sulfito, pode provocar efeitos secundários em pessoas mais sensíveis. Asma, dores de cabeça, irritação gástrica ou cutânea, eczema, náuseas e diarreia são alguns dos sintomas comuns deste tipo de alergias.

Mais caro, mas menos saudável

Os cinco produtos analisados são mais caros do que o sumo de limão natural. Duzentos mililitros da marca mais barata custam 45 cêntimos. A mesma quantidade de sumo espremido à mão sai por 34 cêntimos, "com a vantagem de ser sumo totalmente puro".

"O sumo espremido à mão é 100% puro e mais barato", recordam os especialistas da DECO.

"O sumo de limão embalado tenta substituir a fruta fresca e pode ser mais prático para temperar a comida no dia-a-dia. Porém, é menos saudável e mais caro. Prefira o sumo natural, para evitar o consumo desnecessário de aditivos. Para não perder tempo a espremer um limão sempre que precisar, pode fazer uma grande quantidade e congelar em cuvetes", sugere a associação.

Veja ainda: Estes 10 alimentos são os maiores inimigos da sua saúde

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.