O IPMA prevê para esta sexta-feira céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, em especial na região Sul onde poderão ser por vezes fortes e acompanhados de rajada.

Há ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial nas regiões Centro e Sul.

De acordo com as meteorologistas Madalena Rodrigues e Joana Sanches, o vento em geral será fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul, soprando moderado (15 a 30 km/h) no Algarve e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas das regiões Centro e Sul.

Está prevista ainda uma pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima.

Em Lisboa, o céu estará geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros. Há ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada e prevê-se uma pequena descida da temperatura máxima.

Saiba ainda: Os 8 benefícios das castanhas

Leia também: 15 alimentos para não ficar de cama

No Porto, o céu também estará muito nublado. Prevêem-se períodos de chuva e a possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da tarde.

Quando às temperaturas, hoje, em Lisboa, vão variar entre 15 e 20 graus Celsius, no Porto entre 14 e 21, em Viana do Castelo entre 13 e 21, em Vila Real entre 11 e 18, em Viseu entre 12 e 18, em Bragança entre 8 e 16, na Guarda entre 10 e 13, em Coimbra entre 15 e 23, em Castelo Branco entre 13 e 19, em Santarém entre 14 e 22, em Évora entre 15 e 19, em Beja entre 16 e 18 e em Faro entre 19 e 21.

Nos Açores, as temperaturas vão rondar os 14 e os 19 graus. Estão previstos aguaceiros em algumas ilhas. Na Madeira, as máximas são de 22 graus e as mínimas de 17. O céu estará nublado, havendo a possibilidade de aguaceiros. O vento será fraco.

Chuva e descida das temperaturas no fim de semana

No fim de semana, as previsões apontam para céu cinzento, chuva e descida das temperaturas em todo o país. O fim de semana vai ser marcado por aguaceiros e uma descida das temperaturas, sobretudo das mínimas, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

De acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no sábado, a nebulosidade diminuirá gradualmente, de norte para sul, com os períodos de chuva a passar a aguaceiros. "Já a partir do meio da tarde (de sábado), haverá uma diminuição da precipitação e da intensidade do vento", acrescentou.

Em relação à temperatura, prevê-se uma descida da temperatura máxima no sábado. "De sábado para domingo será a noite mais fria, com a descida das temperaturas mínimas, mas a precipitação que ocorrer só será a partir do final da tarde", disse a meteorologista.

Para segunda-feira, a temperatura máxima "vai descer e os aguaceiros serão de neve acima dos 800 mil metros", acrescentou Madalena Rodrigues.