Sete distritos sob aviso laranja devido ao calor

Faro e arquipélagos da Madeira e Açores são as únicas regiões sob aviso verde
8 de julho de 2013 - 07h32
Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao calor, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Leiria vão estar sob aviso laranja entre as 06:00 de hoje e as 17:59 de terça-feira.
O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Lisboa, Santarém, Setúbal, Évora e Beja sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, também devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas entre as 06:00 e as 17:59 de quarta-feira.
O distrito de Faro e os arquipélagos da Madeira e Açores estão sob aviso verde.
O IPMA prevê para hoje a continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro durante a tarde, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.
O vento vai soprar fraco, tornando-se do quadrante oeste durante a tarde, e soprando moderado de sueste na costa sul até ao final da manhã, sendo que nas terras altas, o vento soprará moderado de nordeste até ao início da manhã e de noroeste a partir do meio da tarde.
Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima no litoral a norte do Cabo Mondego e da máxima no litoral oeste.
Para os arquipélagos da Madeira e dos Açores, prevêem-se céu com períodos de muito nublado evento fraco.
Quanto às temperaturas, em Lisboa e no Porto prevê-se uma máxima de 35 graus Celsius, em Castelo Branco 41, Portalegre, Évora e Beja 40, Viseu, Coimbra, Bragança, Braga e Leiria 38, Faro 32, Vila Real 39, no Funchal, Ponta Delgada, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 24.
Lusa
artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários