Rir em situações inapropriadas ou tecer comentários jocosos torcidos podem ser um dos primeiros sinais de demência, assim como as mudanças constantes de humor, revela uma nova pesquisa.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Alzeheimer’s Disease, baseado num questionário que envolveu familiares e amigos de 48 pessoas com demência, a maioria dos inquiridos notou mudanças no sentido de humor dos doentes pelo menos cerca de nove anos antes da doença lhes ser diagnosticada.

O estudo revela que os doentes riam-se de forma "francamente inapropriada" em várias situações, ao lerem notícias sobre desastres naturais ou ao verem, por exemplo, um carro mal estacionado. Um dos inquiridos relata ainda o riso descontrolado de um dos pacientes - na altura saudável - perante um familiar que se tinha acabado de queimar de forma séria.

Segundo o estudo, os indivíduos que acabaram por desenvolver demência tinham tendência durante a sua fase saudável para gostar da comédia dos Monty Python, Mr. Bean ou Yes Prime Minister.

Segundo escreve o jornal The Telegraph, uma boa parte dos familiares ou amigos confessou notar mudanças repentinas de humor nos indivíduos antes de lhes ser diagnosticada a doença, sendo que a maioria acabou por desenvolver um sentido de humor inapropriado/negro ao longo da vida.