Séniores de Coimbra esclarecidos sobre dores nas costas

Universidade Sénior de Santarém organiza aulas sobre o tema

A Universidade Sénior de Santarém promove no dia 22 de Fevereiro, pelas 15 horas, uma sessão de esclarecimento sobre a prevenção, diagnósticoe tratamento de dores nas costas dirigida a alunos séniores e aberta à comunidade em geral.

“Queremos alertar as pessoas mais idosas de que é possível tratar as dores nas costas. A prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento das doenças da coluna podem devolver às pessoas os seus momentos especiais. Hoje em dia ter dores nas costas não é uma inevitabilidade decorrente da idade e do envelhecimento e em grande parte dos casos é possível melhorar a qualidade de vida com uma orientação adequada. Ninguém deve parar a sua vida por motivos relacionados com as dores nas costas”, explica Paulo Pereira, Coordenador Nacional da Campanha Olhe pelas Suas Costas.

Esta palestra será dirigida por Eduardo Pegado, ortopedista do Centro Hospitalar de Torres Vedras.

Um estudo recente indica que sete em cada dez pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa. No entanto, quase metade dos portugueses admite nunca ter ouvido falar de doenças relacionadas com as dores nas costas.

Esta iniciativa está integrada na Campanha Olhe pelas Suas Costas, promovida pela Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, em parceria com a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia e Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.

18 de fevereiro de 2011

Fonte: SAPO/LUSA

Comentários