Semana começa com vento, chuva e agitação marítima forte

Portugal continental está hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, devido a previsões de vento e chuva forte e de agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
créditos: AFP PHOTO / JEFF PACHOUD

As ondas fortes que se deverão registar em todo o litoral do país já provocaram o encerramento de quatro barras marítimas, de acordo com informação hoje avançada pela Marinha.

De acordo com o ‘site’ daquela instituição, as barras de Vila Praia de Ancora, Esposende, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação enquanto as barras de Caminha, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas.

O aviso amarelo está ativo para todos os distritos do continente e implica uma situação de risco para determinadas atividades que estão dependentes das condições meteorológicas.

Os distritos do interior estão sob aviso amarelo devido ao vento forte, já que o IPMA prevê rajadas na ordem dos 90 km/hora nas terras altas. O aviso é válido entre as 12:00 de hoje e 18:00 de terça-feira.

Já os distritos da costa portuguesa se encontram sob aviso amarelo entre as 12:00 de terça-feira e as 18:00 de quarta-feira devido à previsão de ondas que podem atingir os quatro a cinco metros.

O IPMA prevê para hoje céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas regiões do interior até ao início da manhã. Prevê-se ainda a existência de períodos de chuva a partir do meio da manhã no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e sendo, por vezes, forte a partir do meio da tarde.

Comentários