7 de julho de 2014 - 09h10
A região do Funchal apresenta hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto o resto do país está com risco muito alto, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, o Funchal apresenta risco hoje risco extremo enquanto Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada estão com risco muito alto de exposição à radiação UV.
Por isso, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e a evitar a exposição das crianças ao sol.
De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.
O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e no barlavento algarvio durante a tarde, e temporariamente nas terras altas.
Está também prevista a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, descida da temperatura mínima, em especial nas regiões norte e centro e subida da temperatura máxima nas regiões do interior centro e sul.
Nos Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado com boas abertas para a tarde, aguaceiros fracos e dispersos e vento fraco.
Para a Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e durante a manhã e vento fraco a moderado de noroeste, rodando gradualmente para nordeste, tornando-se moderado a forte nas terras altas a partir do meio da tarde.
Quanto às temperaturas, em Lisboa, Bragança e em Angra do Heroísmo prevê-se uma máxima de 24 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo, Viseu e Sagres 21, Faro e Évora 29, Beja e Castelo Branco 28, Guarda 20, Funchal, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 25.
Por Lusa