Segurança alimentar

Rastreio de bovinos através de Identificação Digital

A rastreabilidade do gado pode estar, em breve, a entrar na era electrónica, aumentado ainda mais a segurança alimentar. No Salão de Agricultura em Paris, a Comissão Europeia anunciou que se encontra a preparar uma proposta para a identificação electrónica dos bovinos, actualizando o existente sistema por marcação em plástico.

A DG SANCO, Direcção Geral para a Saúde e Consumidores da Comissão Europeia, confirma que este passo irá assegurar ainda mais a segurança alimentar e controlar a propagação de doenças animais. Os Veterinários possuem um papel determinante no processo. Este factor, destaca mais uma vez o papel que os Veterinários desempenham nas nossas vidas.

Reforçar o actual sistema de rastreabilidade animal na União Europeia

A Comissão Europeia encontra-se a trabalhar numa proposta para introduzir a identificação electrónica nos bovinos. Rastrear animais e produtos animais em toda a Europa, tem um papel importante na protecção da saúde animal e dos consumidores.

Existe legislação específica da União Europeia sobre a utilização da identificação electrónica para outros animais na UE (ex: animais de estimação, cavalos, ovelhas, cabras). A identificação electrónica de bovinos pode, com o tempo, incluir uma estimativa de 90 milhões de animais num sistema digital de controlo.

Comentários