Durante a apresentação dos resultados da atividade da Linha Saúde 24 e do Programa Saúde 24 Sénior, dirigido a todos os portugueses com mais de 70 anos, Luís Pedroso Lima explicou que estes idosos são apoiados por 77 enfermeiros que se dedicam ao programa e por outros 49 que o promovem e divulgam nos centros de saúde.

A Saúde 24 Sénior pretende apoiar até ao final do ano 50 mil idosos, para o que contará com 200 enfermeiros a promover diariamente o programa nos centros de saúde, acrescentou.

Quanto à Linha Saúde 24, que faz hoje oito anos de atividade, já atendeu seis milhões de utentes.

Em 2014, a Linha recebeu 617.626 contactos telefónicos, 526.178 foram chamadas de triagem aconselhamento e encaminhamento, 64.799 para informações gerais em saúde, 16.114 informações em saúde pública e 10.535 chamadas de aconselhamento terapêutico.

Só em 2015, a Linha Saúde 24 atendeu 243.557 chamadas, que representam um crescimento de 12,4% face ao ano anterior.

Destas, 19,6% foram encaminhadas para as urgências hospitalares, 45% foram encaminhadas para cuidados médicos em centros de saúde e 31,4% ficaram em casa seguindo as orientações dos profissionais da linha, sendo que estes últimos aumentaram 1.700% face ao período homólogo de 2014.

Os utilizadores são maioritariamente mulheres (74%) distribuídas entre os 30 e os 50 anos.

Num inquérito de satisfação, 90% dos utilizadores mostraram estar satisfeitos ou muito satisfeitos e 95% revelaram que voltarão a utilizar a linha e recomendá-la-ão a amigos.

Quanto ao tempo de espera, 8,5 em cada dez utentes disseram ser “aceitável” e quando questionados sobre temas como a qualidade, a empatia e o empenho dos profissionais, bem como a rapidez de identificação do problema, mais de nove em cada dez utentes responderam favoravelmente.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.