São as mulheres que controlam e gerem a agenda no que diz respeito a temas de saúde e bem-estar. Segundo o referido estudo, são elas que assumem o papel de "tomadoras de decisões" no contexto da saúde, já que 59% do total de mulheres inquiridas afirmam tomar decisões de saúde que afetam os outros.

Esta percentagem sobe para 94% no caso das mulheres casadas ou mães trabalhadoras.

As empresas devem ter em conta o que significa o conceito de “saúde” para as mulheres: segundo o estudo, 79% não têm dúvidas do que significa “bem-estar espiritual e emocional”, enquanto 77% consideram que representa a necessidade de “estar em boa forma física e ter um descanso adequado”.

No entanto, 77% das inquiridas reconhecem que não fazem tudo o que deveriam para levar uma vida saudável e destas 62% asseguram que o motivo é a falta de tempo, um valor que sobe para 78% no caso das mulheres trabalhadoras com filhos.

Mulheres não confiam na informação da Internet

Outro aspeto importante a sublinhar é o desconhecimento sobre temas de saúde. As inquiridas reconhecem que existe uma sobrecarga de informação e, por isso, não sabem no que devem acreditar ou confiar. Embora metade das inquiridas (53%) afirme poder obter informação sobre saúde na Internet, apenas 31% confiam nos conteúdos que encontram sobre o tema.

Para as inquiridas é muito importante saber como cuidar da sua saúde e a dos seus entes queridos. No entanto, apenas 53% das inquiridas pensam que estão bem informadas.

A insegurança é outra preocupação das mulheres, com 58% das inquiridas a afirmarem não se sentirem seguras de estar a tomar as decisões corretas para o seu agregado familiar. Por esta razão, o setor dos profissionais de saúde deveria fomentar a relação de confiança que mantém com as mulheres.

Segundo o estudo, que contou com o apoio da seguradora MetLife, os atributos que as mulheres mais valorizam nos médicos é a sua capacidade de diálogo e a clareza na comunicação; nos farmacêuticos, que lhes proporcionem informação para poder tomar decisões e poupar tempo; nos seguros valorizam as coberturas amplas, os preços razoáveis e a informação clara sobre os serviços.