Muitas pessoas optam por vestir a roupa que compraram no próprio dia sem a lavar. Mas de acordo com o médico dermatologista Donald Belsito, as peças devem ser lavadas antes de serem usadas pela primeira vez.

O especialista e professor na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, em declarações ao Wall Street Journal, lembra que as duas principais causas para as alergias cutâneas, quando usamos roupa nova, são as tintas de anilina e a resina de formaldeído.

Embora a maioria dos países regulam a quantidade de formaldeído admissível nas roupas, um estudo de 2010, encomendando pelo governo norte-americano, constatou que alguns tecidos vendidos excediam os níveis permitidos de químicos.

De acordo com o especialista, as reações alérgicas surgem "sobretudo perto das zonas onde há fricção ou suor como a cintura, pescoço, coxas e axilas".

O médico alerta ainda para a possibilidade de apanhar piolhos. "Já vi casos em que piolhos eram transmitidos por experimentar roupa na loja, e há certas doenças infecciosas que também podem ser transmitidas", explica Donald Belsito.

Pronto, lá se vai aquele cheirinho a roupa nova no dia em que estreamos as mais recentes aquisições.