O solstício de inverno, que marca o início do inverno, a estação mais fria do ano, produz o dia mais curto: em Lisboa, por exemplo, o dia terá a duração de nove horas, 27 minutos e quatro segundos, refere o portal do Observatório Astronómico de Lisboa.

A estação do inverno vai manter-se até ao próximo equinócio, que ocorrerá a 20 de março, às 10:29 (hora de Lisboa), assinalando o começo da primavera.

Ao mesmo tempo que começa o inverno nos países do hemisfério norte, inicia-se o verão nos países do hemisfério sul.

Os solstícios são pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima, no verão, e mínima, no inverno. Os equinócios, que marcam o começo da primavera, em março, e do outono, em setembro, correspondem aos instantes em que o Sol cruza o equador celeste. Ao contrário dos solstícios, em que os dias não têm a mesma duração do que as noites, nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Veja ainda: 15 alimentos contra a gripe

Saiba mais10 dicas para um Natal mais sustentável

Leia tambémSeja bem-vindo à “Village Portugais” no maior mercado de Natal da Europa

Previsões para hoje

Para o dia mais curto do ano, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva, em geral fraca, na região Norte a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando por vezes moderado a forte nas terras altas, formação de geada, em especial nas regiões do interior, neblina ou nevoeiro matinal, em especial nos vales e terras baixas e pequena subida da temperatura mínima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 8 e 15 graus celsius, no Porto entre 5 e 15, em Viana do Castelo entre 5 e 14, em Vila Real entre 2 e 10, em Viseu entre 2 e 12, em Bragança entre 0 e 9, na Guarda entre 1 e 7, em Castelo Branco entre 5 e 14, em Portalegre entre 7 e 13, em Coimbra entre 3 e 13, em Santarém entre 3 e 17, em Évora entre 3 e 15, em Beja entre 4 e 14 e em Faro entre 7 e 17.