Num documento com orientações para médicos e enfermeiros divulgado nesta quarta-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS), as autoridades médicas em Portugal dizem que continuam a ser detetados novos casos de hepatite A, quase todos entre jovens do sexo masculino (97%), ao ritmo de cerca de uma dezena por dia.

Dos casos diagnosticados em Portugal desde que o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, siglas em inglês) emitiu um alerta para um surto de hepatite A em vários países europeus, 74 são residentes na área de Lisboa e Vale do Tejo, afirma a DGS.

Em 2015, foram notificados 12 527 casos confirmados de hepatite A em 30 países, incluindo Portugal, no quadro do Sistema Europeu de Vigilância (TESSy). Entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2017, detetaram-se 287 casos confirmados de hepatite A em 13 países da UE, incluindo Portugal.

A quase totalidade dos casos ocorreu entre homens que fazem sexo com homens (HSH), sendo o contacto sexual o principal modo de transmissão.

Sintomas da Hepatite A

A infeção pelo Vírus da Hepatite A (VHA) pode ser assintomática ou provocar doença aguda, associada a febre, mal-estar, icterícia, colúria, astenia, anorexia, náuseas, vómitos e dor abdominal.

A frequência de sintomas depende, em regra, da idade do doente. A infeção só é sintomática em 30% dos casos com idade inferior a 6 anos. Em crianças mais velhas e adultos a infeção provoca, geralmente, doença clínica em 70% dos casos. A gravidade da doença aumenta com a idade sobretudo em pessoas que tenham subjacente doença hepática crónica, como cirrose ou hepatite B ou C. A hepatite fulminante com insuficiência hepática é rara, ocorrendo em menos de 1% dos casos. Não existe tratamento específico para a infeção por hepatite A.

Modo de transmissão

O principal modo de transmissão é por via fecal-oral, através de fonte comum por ingestão de alimentos ou água contaminados ou por contacto pessoa a pessoa. O período médio de incubação é de 28-30 dias, variando de 15 a 50 dias. A infecciosidade máxima ocorre na segunda metade do período de incubação (isto é, enquanto a infeção é ainda assintomática) e a maioria dos casos é considerada não infeciosa após a primeira semana de icterícia. O vírus da hepatite A é eliminado nas fezes.

Sexo oral transmite Sida? 10 dúvidas frequentes sobre sexo e doenças