A campanha "Mariscar SEM Lixo” da Ocean Alive decorreu durante todo o dia de sábado na margem Norte do estuário do Sado. A iniciativa consistiu na limpeza de praia das margens do estuário do Sado, ao longo de um quilómetro na zona da cintura industrial, entre as empresas The Navigator Company e Lisnave.

Na ação participaram 21 voluntários que removeram 999 kg de lixo das margens do estuário do Sado.

Uma parte deste lixo (84 kg de plástico e 165kg de vidro) foi selecionado para reciclagem.

Neste dia foram ainda recolhidas 1565 embalagens de sal, provenientes da mariscagem do lingueirão e do casulo neste estuário. Todas as embalagens de sal recolhidas são guardadas pela Ocean Alive para exposição ao público em ações de sensibilização.

Leia também: Os 10 lugares mais poluídos do mundo

Veja ainda: 15 consequências das alterações climáticas para a saúde

A próxima ação da campanha está prevista par o dia 19 de fevereiro, com o objetivo da limpeza do cais palafítico da Carrasqueira, com a comunidade de pescadores locais. Esta ação de limpeza tem a co-organização da Associação de Pescadores da Carrasqueira.

A Campanha Mariscar SEM Lixo teve início em março de 2016. Em 11 ações mensais, 670 voluntários já recolheram 20425 embalagens de sal, 12 537kg de lixo, e foram abordados 438 mariscadores. A Campanha "Mariscar SEM Lixo” foi finalista do Prémio Green Project Awards na categoria mobilização.

O impacto direto de cada ação campanha é a descontaminação do estuário do Sado, o estuário mais rico em biodiversidade em Portugal, sitio da rede natura e a casa da única população de golfinhos residente no nosso país, uma população muito pequena, com apenas 28 animais e que se encontra em declínio.