Razões para rir em tempos de crise

Lisboa recebe primeiro Congresso Europeu das Ciências e Práticas do riso


A Escola do Riso, a Associação Sorrir e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas vão realizar o primeiro Congresso Europeu das Ciências e Práticas do Riso, entre 19 e 20 de outubro, no Auditório Adriano Moreira, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP-UTL), em Lisboa. O congresso conta com a intervenção, pela primeira vez em Portugal, de Madan Kataria, criador do Yoga do Riso.

A Escola do Riso, em parceria com a Associação Sorrir e o ISCSP-UTL organizam, pela primeira vez em Portugal, o Congresso Europeu das Ciências e Práticas do Riso, que irá abordar os benefícios do riso, quer sobre a saúde, a nível físico e fisiológico, a nível psicológico e espiritual, quer sobre o desempenho do ser humano, assim como sobre a performance e produtividade empresariais e institucionais.

Este evento tem o alto patrocínio do Ministro da Saúde, Paulo Macedo, patrocínio científico do Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, do Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP (ARS LVT, IP) e ainda do Presidente da Associação Nacional das Unidade de Saúde Familiar (AN-USF).

Através de workshops e oficinas satélites, esta iniciativa, oferece a profissionais da área da saúde, educação, de empresas e outras instituições, nomeadamente de solidariedade social e ao público em geral, a oportunidade de obterem as ferramentas necessárias para a implementação de mudança positiva e sustentável, no seu contexto pessoal e profissional.

Os objetivos principais deste evento passam por divulgar os resultados de investigações científicas sobre os benefícios do riso, do humor e das emoções positivas, promover o poder transformador potencial da sua prática regular, assim como as possibilidades da sua aplicação aos vários contextos da vida real. Esta ação pretende ainda contribuir para a implementação futura do riso e de outras práticas promotoras de emoções positivas, a nível coletivo, já que estas experiências em grupo, têm um impacto extraordinário sobre as emoções, pois ajudam a eliminar atitudes e comportamentos pessimistas, tornando as pessoas mais confiantes e seguras nas suas possibilidades e competências, melhorando a sua comunicação e aumentado os seus níveis de bem estar.

O primeiro Congresso Europeu das Ciências e Práticas do Riso, presidido por Maria Manuela Sousa, médica de saúde pública e mentora deste projeto, conta com personalidades nacionais e internacionais ligadas à investigação dos benefícios do riso no bem-estar físico, psicológico e emocional, e à sua utilização nos campos da saúde, produtividade, ensino e serviço social.

O criador do Yoga do Riso, o médico Madan Kataria participa no evento, através de vídeo-conferência, sendo esta a sua primeira intervenção num evento público, no nosso País. Entre os restantes oradores estão Helena Águeda Marujo e Luís Miguel Neto, professores convidados do ISCSP-UTL, onde coordenam o Mestrado Executivo em Psicologia Positiva Aplicada, Begoña Carbelo, Professora Titular de Psicologia Social e Comuncação e de Psicología da Saúde, da University Center for Health Sciences San Rafael-Nebrija e Natalia Maria López Moratalla, Catedrática de Bioquímica y Biologia Molecular da Universidade de Valência.

O riso, o humor e as emoções positivas, têm sido objeto de investigação ao longo dos últimos 40 anos e alvo de divulgação em revistas de referência mundial, como alternativa a abordagens convencionais e pelo seu contributo para a criação de valor para as empresas, estado e sociedade em geral. Num ano de grandes desafios, ligados ao crescimento e desenvolvimento económico-social de Portugal e para a estabilização da União Europeia, o riso assume especial importância, enquanto catalisador energético e peça chave para gerar pessoas altamente motivadas e mais felizes, capazes de ultrapassar as dificuldades, inerentes a uma crise económica, como a que vivemos.

Joanne Gribler (Ana Banana), fundadora da Escola do Riso e Cristina Batista, presidente da Associação Sorrir riram juntas na primeira sessão pública de Yoga do Riso realizada em Lisboa, em 2004, antes da existência das suas associações e riem novamente em conjunto neste primeiro Congresso Europeu das Ciências e Práticas do Riso. Sobre o evento comentam que o riso e as emoções positivas se estão a difundir num outro patamar, onde todos somos necessários para o tornar realidade, sendo este o grande objetivo da atual iniciativa.


9 de outubro de 2012

@SAPO

Comentários