De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),Braga, Bragança, Porto, Coimbra, Vila Real, Viseu, Guarda, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Sines, Beja, Sagres e Faro, estão hoje com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O IPMA adianta que o Funchal, na Madeira, e Angra do Heroísmo, nos Açores, apresentam igualmente risco muito alto à exposição aos raios ultravioleta.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar, assim como evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, caso o nível exceda os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo.

Para hoje, o IPMA prevê céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de muito nublado nas regiões Norte e Centro, em especial no interior e durante a tarde.

Estão ainda previstos aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões do interior Norte e Centro, em especial durante a tarde.

Já o vento tende a soprar fraco, soprando moderado de leste no Algarve, e de noroeste durante a tarde no litoral oeste, estando ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima.

Quanto às temperaturas, as máximas podem atingir os 38 graus Celsius em Beja, 36 em Évora e 35 em Portalegre, 34 em Castelo Branco, 33 em Bragança, 31 em Lisboa, enquanto no Porto são esperados 29 de máxima.

A sul, Faro deverá chegar aos 29 de máxima enquanto em Sagres são esperados 25.

Os distritos de Évora, Setúbal, Beja e Portalegre estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido ao aumento da temperatura máxima, com persistência de valores elevados, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.