Quase todo o país com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

IPMA prevê para no continente céu pouco nublado ou limpo e vento em geral fraco do quadrante leste
3 de junho 2013 - 09h15



Quase todo o território português apresenta hoje risco “muito alto” de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).



Em risco “muito alto” estão as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada.



Com o nível “muito alto”, o IPMA, na sua página na Internet, aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.



O IPMA informa ainda que as regiões de Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo, grupo Ocidental e Central dos Açores, respetivamente, apresentam um risco “alto” de exposição à radiação UV, aconselhando o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.



A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.



O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o “baixo” e o “extremo”, sendo o máximo o 11.



O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas até ao meio da manhã, e sendo temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde.



Na Madeira, a previsão aponta para céu pouco nublado e vento fraco com o Funchal a atingir uma temperatura máxima de 22 graus Celsius.



O IPMA colocou os grupos Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial) e Ocidental (Corvo e Flores) dos Açores sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, devido à previsão de chuva, que pode ser forte.



No grupo Ocidental o aviso termina às 11:59 de hoje enquanto no grupo Central vai vigorar entre as 11:00 e as 23:59 de hoje.



Quanto às temperaturas previstas para hoje em Portugal, em Lisboa prevê-se uma máxima de 31 graus, Évora e Beja 32, Castelo Branco 28, Leiria 30, Porto 27, Faro 26, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 19 e em Santa Cruz das Flores 18.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários