Qualidade de 281 fontanários controlada para pessoas sem água em casa

A entidade reguladora da água acompanhou o controlo de qualidade de 281 fontanários, nomeadamente no norte e centro, utilizados por 12 mil portugueses que ainda não têm uma torneira em casa, disse hoje um responsável da ERSAR.
créditos: NUNO VEIGA/LUSA

"Foram controlados 281 [fontanários] em 2014 contra 293 em 2013, redução que tem a ver com a integração de algumas destas regiões em zonas de abastecimento" pela rede domiciliária, passando mais portugueses a ter "a torneira em casa", avançou à agência Lusa o diretor do departamento de Qualidade da Água da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).

Luís Simas salientou que "há uma tendência ligeiramente descrescente para a utilização destas origens o que é positivo".

Em 2013, estimava-se que eram 17 mil o número de pessoas que utilizava a água dos fontanários, número que terá baixado para 12 mil em 2014, "o que representa uma redução muito significativa", realçou o responsável da ERSAR.

Tal como no passado, os fontanários controlados pela ERSAR situam-se principalmente na região centro, com mais de 57%, e na região norte, com 25% do total.

O diretor do departamento de Qualidade da Água explicou que "há uma preocupação" relacionada com os consumidores que ainda não tem água da torneira em casa e, por isso, têm de recorrer a outras origens.

Luís Simas, apontou que, muitas vezes, estes portugueses abastecem-se de água em "origens particulares", mas não devem faze-lo, devendo sim procurar recorrer a água c ontrolada.

O número de fontanários com um sistema de desinfeção da água, na região centro, era de 103 em 2013 e aumentou para 114 no ano passado, segundo a ERSAR que publica hoje um relatório sobre a qualidade da água para consumo humano.

A entidade reguladora exige às entidades gestoras dos sistemas de abastecimento que controlem a qualidade de um determinado número de fontanários para que as populações sem acesso a água canalizada em casa tenham um local onde ir buscá-la, com boa qualidade.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários