PSOPortugal promove aula aberta sobre psoríase

Séniores poderão esclarecer todas as suas dúvidas sobre esta doença

A PSOPortugal – Associação Portuguesa de Psoríase promove, no próximo dia 22 de Fevereiro, pelas 14h30, uma sessão de esclarecimento sobre a psoríase na Academia dos Saberes em Sacavém.

“Esta acção tem como principal objectivo sensibilizar a população para o facto de que a psoríase não é uma doença contagiosa e que pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade, mas não prejudica a actividade profissional”, explica Vítor Baião.

A doença atinge sobretudo pessoas na faixa etária após os 40 anos, o que “nos motiva a alertar a população sénior para a discriminação social e profissional de que são ainda alvos os cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase” adianta o presidente da PSOPortugal.

A sessão será dirigida por Paulo Ferreira, dermatologista do hospitalcuf descobertas e conta com a presença de Vítor Baião.

A psoríase é uma doença auto-imune que se manifesta no nosso maior órgão – a pele, não sendo contagiosa é crónica e pode surgir em qualquer idade. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Em Portugal esta doença afecta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.

11 de fevereiro de 2011

Fonte: LPM Comunicação

Comentários