Dois terços da população mundial com menos de 50 anos são portadores do vírus do herpes, que é altamente contagioso e que provoca ulcerações características à volta da boca, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS), notícia a agência Reuters.

Mais de 3.700 milhões de pessoas com menos de 50 anos sofrem da infeção pelo vírus do herpes de tipo 1 (VHS-1). Isto para além dos 417 milhões de pessoas entre os 15 e os 49 anos que têm a outra forma vírus, o VHS-2, que causa herpes genital.

O VHS-1, quando sintomático, provoca ulcerações da boca, mas está a tornar-se a causa frequente de infeções genitais, principalmente nos países desenvolvidos, muito por causa da melhoria da higiene estar a fazer diminuir as taxas de infeção na infância, aumentando os riscos de os jovens contraírem o vírus no início da atividade sexual.

Recorde-se que o VHS-2 pode fazer aumentar o risco de transmissão do VIH – o vírus que causa a Sida.

Nathalie Broutet, médica da OMS, salienta que os Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos e empresas como os laboratórios GlaxoSmithKline (GSK) estão envolvidos em ensaios clínicos para determinar qual será a opção preferível: uma vacina terapêutica ou uma vacina preventiva.

Há vários ensaios clínicos de fase 1 e 2 em curso. A empresa Genocea Biosciences, por exemplo, reforçou recentemente as investigações à volta do herpes genital.