Projetos portugueses sobre imunidade, cancro e neurociências recebem 2,2 milhões de euros

O Instituto de Medicina Molecular (IMM Lisboa) recebeu um financiamento no valor de 2,2 milhões de euros para três projetos nas áreas de Imunidade e Infeção, Cancro e Neurociências do concurso Twinning do Programa Horizonte 2020 (Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação).

Com este financiamento, "o IMM Lisboa consegue cimentar e alargar relações com instituições líderes a nível mundial", explica a instituição em comunicado.

"O objetivo de cada um destes projetos é potenciar a colaboração entre o IMM Lisboa e as instituições parceiras, líderes a nível internacional nas respetivas áreas de investigação. Assim, em cada projeto, os investigadores do IMM Lisboa, de cada área de investigação, poderão colaborar com os diferentes grupos de investigação de instituições internacionais", lê-se ainda na nota de imprensa.

O tipo de ações que serão desenvolvidas passa pela organização conjunta de conferências, workshops, treino de estudantes, bem como a mobilidade de investigadores entre as instituições parceiras de forma a potenciarem o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos.

A equipa liderada por Maria Manuel Mota - Diretora Executiva (proposta TwinnToInfect) na área de Imunidade e Infeção irá colaborar com os investigadores do Institut Pasteur e do The Francis Crick Institute, duas instituições que lideram esta área de investigação a nível mundial. Edgar Gomes - Líder de Laboratório (proposta ReTuBi) é responsável pela equipa na área da biologia de tumores que irá cooperar com os investigadores do Institut Curie e do DKFZ.

Na área de neurociências, a equipa liderada pela investigadora Ana Sebastião – Líder de Laboratório e Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (proposta SynaNet) irá trabalhar com a University of Eastern Finland, Universidade de Roma e Universidade de Lancaster. Com estes projetos irá beneficiar não só o IMM Lisboa como o Hospital de Santa Maria e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa que integram o Centro Académico de Medicina de Lisboa.

Para além do IMM Lisboa outros oito projetos têm coordenação portuguesa, as instituições são: 3B’s, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Agronomia, o INESC TEC, Uninova e Ciimar.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários