Projeto que transforma fruta em pó quer acabar com a fome no mundo

A FoPo Food Powder pretende combater o desperdício alimentar e a fome no planeta. Ganhou vida através de uma campanha de crowdfunding.

Projeto que transforma fruta em pó quer acabar com a fome no mundo

Todos os anos são desperdiçados 1,76 mil milhões de toneladas de alimentos, o equivalente a 685 milhões de euros, de acordo com dados das Nações Unidas.

A curta validade dos produtos frescos é uma das razões, mas uma ideia inovadora pretende contornar esse problema.

A empresa FoPo Food Powder está a secar frutas e vegetais que já ninguém quer comprar e transforma-os em pó que pode ser utilizado na confeção de bolos, gelados, sumos ou adicionado a outros alimentos, como leite e iogurtes, escreve o Mashable.

A FoPo partiu de uma ideia do estudante sueco de engenharia mecânica Kent Ngo, que se juntou a mais quatro jovens: Gerald Marin, Vita Jarolimkova, Lizzie Cabisidan e Ada Bałazy.

Para já, o pó está disponível em três sabores: banana, framboesa e manga. O produto retém entre 30 a 80% do valor nutricional do alimento, de acordo com a empresa, e pode ser polvilhado sobre o iogurte, gelado, pão ou smoothie.

A FoPo aumenta a vida útil das frutas e vegetais até dois anos.  O objetivo da FoPo Food Pó é tornar-se num importante player mundial no combate à fome no mundo.

Depois de uma campanha de "crowdfunding" e graças ao apoio do governo das Filipinas e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a empresa integra agora um projeto-piloto neste país, beneficiando de doações locais do excedente da produção de abacaxi e manga.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários