26 de fevereiro de 2013 - 09h19
Cerca de 1.200 diabéticos perderam em média dois quilos e reduziram significativamente a hemoglobina HbA1c graças a um programa lançado em 2012 com o objetivo de incentivar estes doentes a adotar estilos de vida saudáveis.
O programa “Juntos É Mais Fácil”, cujos resultados são hoje apresentados, é uma iniciativa da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, Sociedade Portuguesa de Diabetologia e conta com o patrocínio da Direção Geral da Saúde e do Programa Nacional para a Diabetes.
Trata-se de um programa que teve como objetivo acompanhar pessoas com diabetes na adoção de estilos de vida mais saudáveis, ajudando-os a controlar a sua doença.
A iniciativa foi lançada em 2012 em 83 unidades de cuidados de saúde primários de norte a sul do país e envolveu cerca de 1.200 pessoas com diabetes, 350 profissionais de saúde e 84 organismos.
Em média, os participantes perderam dois quilogramas e diminuíram o perímetro abdominal em 3 centímetros, tendo registado ainda uma melhoria no controlo da diabetes com uma redução significativa da hemoglobina HbA1c, entre o início e o fim do programa.
Os resultados deste trabalho serão apresentados hoje na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).
Lusa