Programa de troca de seringas recomeça no início do ano

O programa de troca de seringas, suspenso desde 2012, vai ser retomado em janeiro, começando pelo distrito de Setúbal, anunciou o ministro da Saúde.
créditos: LUSA

“Começaremos de forma progressiva a partir do início do ano, em Setúbal, depois progressivamente Lisboa, até atingir todo o país”, explicou Paulo Macedo à Agência Lusa.

Também em declarações à Lusa o presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), Paulo Duarte, precisou que ainda em janeiro o programa de troca de seringas será estendido ao distrito de Lisboa.

“Acreditamos que em três ou quatro meses poderemos ter todos os distritos envolvidos”, disse o responsável.

A retoma do programa de troca de seringas nas farmácias já tinha sido anunciada mas até agora não fora concretizada. Desde 2012 que estava suspenso, quando cessou o contrato entre a ANF e o Ministério da Saúde.

Desde então a troca de seringas, como lembrou hoje Paulo Macedo, era feita apenas nos centros de saúde e em instituições de solidariedade social, tendo só este ano sido trocadas “mais de um milhão de seringas”, disse.

“Mas sem dúvida que, quer com a malha geográfica que as farmácias cobrem, quer com a colaboração ativa das farmácias, podemos fazer melhor do que temos vindo a fazer”, sublinhou o ministro.

Paulo Macedo explicou ainda que o protocolo com a ANF estabelece que se faça uma avaliação ao final de um ano, para aferir custos e ganhos, ganhos que o governante espera “obviamente” ter.

Comentários