Primeira vacina contra a dengue no mercado em 2015

A gigante farmacêutica francesa Sanofi anunciou que testes de uma vacina contra a dengue comprovaram a eficácia da prevenção em 95%. O grupo pretende colocar o tratamento à disposição do mercado já no segundo semestre de 2015.
créditos: AFP

Num comunicado tornado público na noite de segunda-feira (03.11), a Sanofi avança que tem a intenção de registar o produto no ano que vem, em diversos países, incluindo alguns dos mais afetados pelo vírus. "Dependendo do tempo de aprovação das autoridades reguladoras, a primeira vacina do mundo contra a dengue poderá estar disponível no segundo semestre de 2015", lê-se na nota.

O laboratório que investiu 1,3 mil milhões de euros no projeto pretende ser o primeiro a comercializar a vacina depois de 20 anos de estudos sobre o vírus, que é considerada a doença tropical mais disseminada pelo mundo depois da malária.

Os estudos da terceira fase de testes da vacina mostraram uma eficácia global de 60,8% em crianças e adolescentes entre os 9 e os 16 anos. A taxa de proteção contra o estágio severo da doença chega a 95,5%. O grupo ainda comunicou que a vacina reduziu em 80,3% o risco de hospitalização.

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue atinge quase 100 milhões de pessoas em cerca de 100 países todos os anos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, são registadas 500 mil ocorrências de "dengue hemorrágica" anualmente, a forma mais grave da doença. 

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários