Preços de laticínios e ovos em Portugal acima da média europeia

Preço da carne é de apenas 75% relativamente à média europeia
21 de junho de 2013 - 12h01



Os preços do leite, queijo e ovos em Portugal atingiram em 2012 valores acima da média comunitária, segundo um relatório hoje divulgado pelo Eurostat.



O documento do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), que compara os níveis de preços de produtos alimentares, bebidas não alcoólicas e tabaco na Europa, revela grandes disparidades nos níveis dos preços ao consumo entre os 27, com o preço de um “cabaz de compras” comparável a chegar a atingir, no Estando-membro mais caro da União, o dobro do valor registado no Estado-membro mais barato.



A Dinamarca apresentou em 2012 o nível de preços de produtos alimentares e de bebidas não alcoólicas mais elevado da UE, com 143% da média da UE, encontrando-se no extremo oposto a Polónia, com 61%, enquanto Portugal está um pouco abaixo da média comunitária, com 90%.



No entanto, em Portugal , enquanto o preço do pão e cereais esteve ligeiramente abaixo da média da UE (97%) e o da carne foi apenas 75% relativamente à média europeia, o custo do leite, do queijo e dos ovos esteve acima da média, atingindo os 105%.



Quanto às bebidas não alcoólicas e ao tabaco, os preços em Portugal no ano passado estavam abaixo da média comunitária (respetivamente 89% e 84%), com as variações, no caso das bebidas, a oscilarem entre os 67% na Bulgária e os 175% na Finlândia, e no caso do tabaco a ir dos 52% na Hungria aos 199% na Irlanda.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários