Os portugueses que forem assistir Jogos Olímpicos e aos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 devem vacinar-se contra o sarampo, recomendou hoje, em comunicado, a Direção-Geral de Saúde (DGS).

A nota da DGS recomenda que, preferencialmente, quatro a seis semanas antes da viagem as pessoas que tiverem 18 anos de idade ou menos e vacinas do Programa Nacional de Vacinação em atraso devem dirigir-se ao centro de saúde para atualizar (gratuitamente) o plano de vacinas.

Caso o viajante tenha mais de 18 anos de idade, para além da eventual atualização do PNV, se não estiver vacinado contra o sarampo, nem tiver tido a doença, deve vacinar-se com, pelo menos, uma dose de vacina contra o sarampo, gratuitamente, no centro de saúde.

Segundo o comunicado, “o sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas, que se transmite apenas ‘pessoa-a-pessoa’”.

A mesma nota refere que na maioria dos países europeus, incluindo a Inglaterra, têm ocorrido surtos nos últimos anos, registando-se mais de 34.000 casos, nove mortos e 7.000 internamentos hospitalares em 2011.

“Durante eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012, existe um risco elevado de pessoas não protegidas contraírem sarampo através do contacto com pessoas em fase de contágio”, assinala o texto.

Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto, enquanto os Jogos Paralímpicos de Londres 2012 terão lugar de 29 de agosto a 09 de setembro.

No início do mês a DGS já tinha emitido o mesmo aviso para todos os portugueses que desejem assistir ao campeonato da Europa de Futebol, na Ucrânia e na Polónia, que se realiza entre 08 de junho e 01 de julho.

22 de maio de 2012

@Lusa