Portugal está a reforçar a vacinação contra o sarampo devido a um surto na Europa. Apesar de a doença estar controlada no país, a Direção-geral de Saúde (DGS) lançou "um alerta" para que os Centros de Saúde contactem quem tenha a vacina em atraso.

"Estamos a fazer um enorme apelo à vacinação. Estamos rodeados de casos na Europa e o sarampo é altamente contagioso. Não há risco zero", afirma Graça Freitas, subdiretora da DGS, em declarações ao Diário de Notícias.

Portugal teve oito infeções de sarampo confirmadas, todas importadas, entre 2011 e 2013, segundo dados da DGS, e em 2016 recebeu da OMS os certificados da eliminação, que mantém, desta doença e da rubéola.

Conheça ainda: As 10 alterações ao Plano Nacional de Vacinação em 2017

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, nos primeiros três meses deste ano foram reportados mais de 500 casos na Europa. A Alemanha, França, Itália, Polónia, Roménia, Suíça e Ucrânia são os países que registaram maior incidência.

O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas e provoca febre, tosse e erupção cutânea e em casos-limite morte.

Em todo o mundo, quase 400 crianças morrem diariamente de sarampo no mundo, apesar de a vacinação ter permitido reduzir o número de mortes em 79% nos últimos 15 anos, segundo um relatório da UNICEF.

Conheça os 12 vírus mais letais do mundo