Portugal, representado pelo consórcio Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Universidade de Coimbra (UC), foi admitido a 11 de outubro de 2015 na Aliança M8 e na Cimeira Mundial de Saúde.

Luís de Almeida Sampaio, que foi embaixador de Portugal em Berlim de 2012 a 2015 e que é agora Representante Permanente de Portugal na NATO, foi condecorado na segunda-feira pelas autoridades alemãs com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha pelos excecionais serviços prestados em prol das relações entre Portugal e aquele país.

Na ocasião, Luís de Almeida Sampaio sublinhou que a candidatura bem-sucedida do CHUC e da UC à M8 Alliance, a mais prestigiada organização de instituições médicas e hospitalares do mundo, “foi um dos momentos mais altos da sua missão na Alemanha”.

A Aliança M8 tem como missão principal a melhoria da saúde a nível global. Promove a investigação translacional, bem como a inovação na abordagem da prestação de cuidados, almejando o desenvolvimento de sistemas de saúde eficazes na prevenção da doença. Esta rede é a base académica de excelência e na qual está assente a organização da Cimeira Mundial de Saúde, um fórum anual para o diálogo sobre os cuidados de saúde.

Internacionalizar a saúde e ciência nacionais

Luís de Almeida Sampaio destacou ainda o significado especial que a adesão do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e da Universidade de Coimbra à M8 Alliance constitui para a internacionalização do setor da Saúde como dimensão de excelência da Ciência e Economia portuguesas.

Nota de imprensa hoje divulgada diz também que as autoridades alemãs presentes na cerimónia em Bruxelas enalteceram as “excecionais qualidades diplomáticas deste embaixador português, sublinhando que exerceu as suas funções naquele país em momento especialmente difícil da vida económica e financeira de Portugal, conseguindo com a sua ação restaurar a confiança dos decisores e investidores alemães e simultaneamente promover ativamente a penetração das empresas portuguesas no muito exigente mercado alemão, o que lhe valeu ter sido eleito o embaixador económico do ano em 2014”.

Martins Nunes, presidente do conselho de administração do CHUC e também do conselho executivo do Centro Académico e Clínico de Coimbra CHUC/UC, sublinha ser uma enorme honra o reconhecimento que o embaixador Luís Almeida Sampaio teve da República Federal Alemã.

“É uma enorme honra para Coimbra, para o consórcio ‘Centro Académico e Clínico de Coimbra’ e para o CHUC o reconhecimento que o senhor embaixador Luis Almeida Sampaio, presidente do Conselho Estratégico do Centro Académico e Clínico de Coimbra CHUC/UC teve da República Federal Alemã com a justa condecoração atribuída”.

Martins Nunes diz também que “nunca é demais realçar o decisivo contributo do embaixador Luis Almeida Sampaio na defesa da candidatura de Coimbra à M8 Alliance e à Cimeira Mundial de Saúde, bem assim como a excelência do apoio prestado ao desenvolvimento das ações internacionais do consórcio, materializado numa proficiente atividade no âmbito do Conselho Estratégico, cuja presidência lhe foi atribuída por unanimidade das instituições que o integram”.

“Na ocasião, endereço as minhas melhores felicitações pessoais e institucionais, reconhecendo no embaixador um amigo de Coimbra, do CHUC e da Universidade”, sintetiza Martins Nunes.

A Assembleia Geral da Aliança M8 reúne-se a 08 de outubro em Berlim.

De 09 a 11, a Cimeira Mundial de Saúde realiza-se igualmente em Berlim e deverá contar com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

O consórcio português CHUC / UC participa com a Coreia do Sul e com o Japão na conferência Envelhecimento Ativo e Saudável nesta cimeira.

O presidente da Cimeira Mundial de Saúde disse no dia 14 que a inclusão do consórcio CHUC/UC na Aliança M8 pode ser uma porta aberta para os países de língua portuguesa.

Na sua primeira visita a Coimbra, o alemão Detlev Ganten mostrou-se "muito impressionado" e disse que o consórcio CHUC/UC "será um membro importante e ativo" da rede que promove a investigação transnacional.