Portugal na 34ª posição da lista dos países melhores para se envelhecer

17 por cento das pessoas acima dos 60 anos recebem menos de metade do salário médio nacional
2 de outubro de 2013 - 09h41



Portugal ocupa a 34ª posição entre 91 países que integram a lista dos melhores países do mundo para se envelhecer, segundo um estudo. A Suécia é o primeiro país da lista.



O relatório Índice Global do Envelhecimento elaborado pela organização HelpAge International com o financiamento das Nações Unidas coloca Portugal na posição 34 da lista dos melhores países para envelhecer.



Entre os 91 países analisados, Portugal ficou bem classificado no que toca às pensões e aos níveis de pobreza, apesar de 17 por cento das pessoas acima dos 60 anos receberem menos de metade do salário médio nacional.



Em Portugal, depois dos 60 anos, os portugueses esperam viver mais 23 anos, quase 18 dos quais de forma saudável, apurou este estudo.



Ainda segundo este estudo, a maioria dos portugueses diz ter familiares e amigos com quem pode contar em caso de necessidade e considera-se satisfeito com o sistema de transportes.



Mais de metade dos portugueses com mais de 60 anos disse ainda sentir-se em segurança ao andar na rua à noite ou na zona onde vive.



Já entre os 55 e os 64 anos em Portugal, são menos de metade os que ainda trabalham e não chegam às duas dezenas os que fizeram os que fizeram ensino secundário ou superior.



Portugal ocupa atualmente a oitava posição na lista de países com mais idosos, esperando-se que suba ao segundo lugar desta lista em 2050, quando com mais de 40 em 100 com mais de 60 anos.



A Suécia lidera a lista dos melhores países para se envelhecer, com Noruega, Holanda, Canadá e Suíça nos lugares imediatos. Paquistão, Tanzânia e Afeganistão são os últimos países da lista.



SAPO Saúde com Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários