Porto quer ter dez praias com bandeira azul

Porto quer ter bandeira azul nas dez praias do conselho
15 de abril de 2014 - 12h14



A empresa municipal Águas do Porto quer despoluir e alcançar bandeiras azuis nas zonas balneares do Castelo do Queijo e Praia Internacional, para conquistar o galardão nas dez praias do concelho, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.



“A intenção é ter todas as praias com bandeira azul. Apenas falta a do Castelo do Queijo e a Praia Internacional, que neste momento não é considerada zona balnear mas a intenção é que venha a ser, para que possa também ser classificada com a bandeira azul”, descreveu fonte oficial do município.



Para atingir o propósito, a Águas do Porto vai “continuar a investir no tratamento de efluentes” e lançou um concurso público para comprar, por 135 mil euros, um equipamento de “monitorização online” e “em tempo real”, das descargas poluentes que afetam aquelas duas zonas.



O anúncio do procedimento para “aquisição/instalação e operacionalização de equipamento para monitorização, em tempo real, de águas costeiras – 1.ª fase” foi publicado na segunda-feira em Diário da República.



“O concurso público tem por objetivo permitir uma gestão pró-ativa e a adoção atempada das medidas de gestão adequada para o lançamento de um programa de despoluição das bacias hidrográficas que afetam a qualidade da zona balnear do Castelo do Queijo (Ribeira de Aldoar) e da Praia Internacional (Ribeira da Riguinha)”, descreve a Águas do Porto, numa resposta escrita enviada à Lusa.



Com isto, explica a empresa municipal, estas zonas vão ser equipadas com “duas estações de monitorização ‘online’ das descargas poluentes mais significativas na orla costeira do Porto”.

Comentários