Uma equipa de cientistas britânicos e norte-americanos agrupou um conjunto de 19 gémeos não idênticos e 18 gémeos idênticos para testar a atração dos mosquitos e descobriram que os monozigóticos atraíam a mesma quantidade de insetos, sugerindo que a escolha das picadas poderá estar relacionada com fatores genéticos.

Depois da realização de vários testes, os cientistas concluíram que a atração dos mosquitos por alguém está relacionada com os genes do odor corporal, escreve a BBC.

David Weetman, da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, referiu que o resultado da investigação é "intrigante". "É a primeira vez que uma base genética é demonstrada para explicar este facto", disse.

"Mas os mosquitos não são atraídos apenas pelo cheiro, fatores como o dióxido de carbono também desempenham um papel”, acrescentou.

"Estudos de maior envergadura deverão ajudar a avaliar o grau de relevância destas descobertas, onde outros fatores podem ser importantes", concluiu.

Por outro lado, o próximo passo poderá ser descobrir que genes específicos podem estar envolvidos nesta atração dos mosquitos por certos seres humanos.