Segundo o diretor de serviço de Pneumologia do CHL, "este hospital nunca teve um serviço estruturado de pneumologia", pelo que estas jornadas "servem também para fazer a sua apresentação".

"Depois, temos uma série de áreas de comunicação de estreita ligação com a Medicina Geral e Familiar, nomeadamente no cuidado dos doentes respiratórios em domicílio, que devem ter um acompanhamento de proximidade. A medicina de proximidade tem de ser real. É de extrema importância", reforçou.

Salvato Feijó garantiu que o serviço de Pneumologia está "muito empenhado no trabalho de parceria e contacto estreito com os cuidados de proximidade, promovendo o encaminhamento de doentes dos centros de saúde e, assim, garantindo um melhor atendimento dos utentes da sua área de influência".

O especialista lembrou que a lei prevê que os serviços de pneumologia dos hospitais façam a avaliação inicial e que seja a Medicina Geral e Familiar a dar continuidade aos tratamentos. "Pensar numa medicina de proximidade em qualquer situação é fundamental, mas no doente respiratório é prioritário, porque estes doentes têm limitações de esforço e de carregar o oxigénio que necessitam", exemplificou.

Para Salvato Feijó, "quanto mais próximo estiver do seu médico, melhor será para o doente".

Por isso, as jornadas pretendem evidenciar aos médicos de família quais as respostas do serviço de Pneumologia do CHL ao mesmo tempo que será feito o apelo para ser estabelecida uma "colaboração para o seguimento destes doentes".

As jornadas, que se iniciam pelas 09:00, contam com a intervenção de profissionais do CHL e de várias outras instituições do país. Serão debatidos temas como "Cuidados Respiratórios Domiciliários e quadros clínicos associados", "Novos fármacos na DPOC - doença pulmonar obstrutiva crónica", "Patologia do Interstício Pulmonar", "Asma" e "Pneumonia Adquirida na Comunidade".

A finalizar o encontro serão também abordados os temas "Pneumologia Oncológica" e a "Pneumologia de Intervenção".

As jornadas decorrerão no auditório do Hospital de Santo André, unidade de Leiria do CHL, e contam com a colaboração dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e do Oeste.