Baixar o colesterol com arroz vermelho fermentado ou lutar contra alguns cancros com chá verde são alguns dos temas abordados no livro "Naturopatia - a Natureza cura a Natureza”, cujo lançamento vai ser sábado, no Porto.

“A eficácia do hipericão no combate à depressão, do arroz vermelho fermentado na luta contra o colesterol ou do chá verde na prevenção de vários géneros de cancro são alguns dos poderes curativos que o livro aborda, explicou à Lusa João Beles, autor do livro “Naturopatia - a Natureza cura a Natureza".

O livro, cujo lançamento vai decorrer pelas 18:00 de sábado, dia 10, na delegação do Porto do Instituto de Medicina Tradicional (IMT), explica as propriedades terapêuticas de 100 das plantas medicinais mais utilizadas em Naturopatia.

“De acordo com as escolhas que fazemos, podemos não só prolongar a nossa esperança de vida por mais 10 a 20 anos, mas também aumentar a sua qualidade. Podemos, em suma, dormir melhor, envelhecer mais devagar e ser mais inteligentes e fortes”, referiu João Beles, adiantando que se baseou em “mil estudos científicos”.

João Beles, professor de Bases Científicas da Medicina Natural no Curso de Naturopatia do IMT, afirma que este livro vem demonstrar que é possível, através da utilização correta das plantas medicinais, modificar o modo como os genes desencadeiam as doenças.

“Este mecanismo, explicado pelos estudos mais recentes de uma nova ciência, a Epigenética, vem provar que o aparecimento de grande parte das patologias não é uma lotaria, estando, por isso, a saúde nas nossas próprias mãos”, defende o naturopata.

07 de dezembro de 2011

@Lusa