Planeamento familiar: Deco cria ferramenta on-line destinada aos mais jovens

A associação de defesa do consumidor Deco criou uma base de dados on-line para os jovens poderem pesquisar onde há consultas de planeamento familiar, dando ainda informações sobre sexualidade segura.

A ferramenta, disponível no site da Deco, permite pesquisar pelo nome do estabelecimento ou filtrar por localização. Assim, colocando o distrito e concelho que pretende, pode aceder-se a todos os locais que prestem consultas de planeamento.

Os responsáveis da Deco lembram que os jovens e adolescentes podem recorrer a consultas de planeamento familiar em qualquer estabelecimento de saúde, quer estejam ou não aí inscritos.

“A falta de conhecimento e obstáculos no acesso a contracetivos ainda atiram muitos jovens para relações sexuais inseguras. Sabe como obter informação sem tabus”, refere a Deco na página de acesso à nova base de dados.

Na área do site sobre consultas de planeamento familiar, surgem também perguntas frequentes sobre o tema, como: “Pretendo iniciar a vida sexual, que precauções tomar?”, “Tenho direito a contracetivos gratuitos?” ou “Qual o prazo em que posso tomar a pílula do dia seguinte?”.

No ano passado, os técnicos da Deco/Proteste visitaram 35 unidades de saúde, tendo verificado que 19 recusaram atender jovens à procura de contraceção de emergência.

Nessa radiografia à forma como são atendidas jovens nos serviços de saúde, conclui-se que os 19 centros de saúde e unidades de saúde familiares recusaram atender jovens em busca de contraceção de emergência por não estarem inscritas naquele local.

Mas, segundo a lei, lembra a Deco, jovens que precisem de contraceção de emergência devem ser atendidos em qualquer centro de saúde.

14 de julho de 2011

Fonte: Lusa

Comentários