Neste novo site , com uma forte componente formativa e de sensibilização, profissionais da área fornecerão aos cidadãos informação sobre esta doença que pode ser útil não só para os próprios mas também para ajudar amigos ou familiares a identificar e conhecer a apneia do sono. Os internautas poderão preencher em apenas 5 minutos um simples questionário que lhes poderá dizer se têm potencial para desenvolver apneia do sono.

Adicionalmente, e com o objetivo de dar ao paciente maior autonomia e controlo da sua doença, os pacientes diagnosticados e as suas famílias podem encontrar informações, vídeos educativos, dicas profissionais e depoimentos de outros pacientes, tanto sobre a doença como sobre o tratamento. Através de vídeos simples podem descobrir como são os testes de diagnóstico para a doença e os tratamentos, aprender mais sobre as soluções disponíveis, a sua utilização e manutenção, para que conviver com apneia do sono seja mais simples. É também possível subscrever uma newsletter mensal para atualização sobre a sua condição e os mais recentes desenvolvimentos.

"O objetivo do novo site é tranquilizar e orientar o cidadão que pela primeira vez se depara com a apneia do sono, melhorar a sua compreensão da doença, ajudá-los a reconhecer a possibilidade de virem a sofrer de apneia do sono, educar e sensibilizar para a importância do diagnóstico e de um tratamento adequado através de uma informação verificada, válida e de grande valor para eles", disse César Lopez, Diretor da Unidade de Negócio do Sono e Cuidados Respiratórios da Philips Ibérica.

Milhão de pessoas que sofrem de apneia do sono em Portugal

Estima-se que em Portugal existam cerca de um milhão de pessoas que sofrem de apneia do sono, dos quais mais de 50% desconhecem a doença, mas não existem dados epidemiológicos.

As consequências diretas da apneia do sono são a repetitiva diminuição da saturação de oxigénio do sangue e os despertares transitórios e recorrentes de sono causados pelo aumento do esforço respiratório, o que provoca uma redução na qualidade do sono e de vida. Quando todas essas condições também são acompanhadas de sintomas clínicos, tais como sonolência diurna excessiva, distúrbios neuropsiquiátricos, metabólicos, respiratórios e cardíacos, surge o síndrome de apneia e hipopneia do sono. A pressão positiva contínua sobre a via aérea (CPAP) é o tratamento de eleição devido à sua alta eficácia comparativamente com outras opções de tratamento.